sábado, 4 de setembro de 2010

Schow de Truman, o schow da vida.


O show de Truman, o show da vida lançado em (1998) do diretor Peter Weir, é um filme dramático que aborda como tema central o poder da mídia e a cobiça do homem sem se importar com o valor e a vida alheia. Os principais personagens são: O produtor de televisão (Christof) e (Jim Carey) um grande astro que foi monitorado em um mega cenário por vários anos, sem saber que estava sendo exporto a sua privacidade ao mundo.
A história começou quando o renomado produtor de televisão (Christof) comprou uma criança a qual deu o nome de Truman que ainda estava na barriga de sua mãe. Foi criado um grande cenário com varias câmeras para transmitir o Schow de Trumam ao mundo, onde desde criança era monitorado diariamente e tudo que girava em sua volta era falso, ou seja, sua mãe, pai, esposa, e até mesmo seu emprego eram criados pela produção do programa. Trumam pensava ter uma vida normal e não sabia que era um grande protagonista de um Reality Show que apresentava sua vida desde criança.
Os interesses dos personagens são diferenciados, sendo que de um lado Christof nos mostrar a manipulação e poder que mídia e os meios de comunicação exercem sobre a sociedade e o quanto pode influenciá-las, enquanto Truman Burbank,, queria apenas viajar e conhecer outras cidades sem saber que estava preso em um mundo que não tinha saída. Desta forma, não existe uma relação entre os interesses individuais dos personagens, sendo que o papel da mídia no filme é levar informações não verídicas manipulando a opinião do telespectador com a falsa história da vida de Truman, porém, percebermos o quanto a mídia tem o poder de nos influenciar sem se importar se vai ou não prejudicar a integridade das pessoas. Trazendo para nossa realidade é um pouco parecido com os Reality Show que passam na TV, onde passam 24hs monitorados pelas câmeras, a diferença é que os participante sabem que estão sendo filmado.
Portanto, É possível perceber o quanto a mídia pode intervir nossas opiniões a respeito dos acontecimentos e que pode criar imagens com informações deturpadas, não se importando com a liberdade e integridade do próximo. Porém, é a nata que faz com que a mídia tenha cada vez mais sucesso, devemos possuir uma postura critica para na sermos manipulado pelos poderosos meios de comunicação que podem interferir até mesmo na nossa liberdade com informações alienadas sem limite privacidade.

http://cineindiscreto.wordpress.com/2010/05/11/o-show-de-truman-o-show-da-vida-1998-de-peter-weir/

Nenhum comentário:

Postar um comentário