Pretendi-se neste relatório fazer uma abordagem relacionadas à execução do projeto desenvolvido durante a disciplina Projeto Interdisciplinar 2, orientado pela tutora presencial e a distância com expectativas de vivenciar novas experiências e perceber como funciona o processo de ensino aprendizagem em artes visuais.
Realizei meu projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de artes e história, intitulado “Representação da Arte Rupestre” na Escola de Ensino Fundamental José Augusto de Araújo numa turma do 6º ano “C” com um total de 22 alunos no turno vespertino com educandos de faixa etária de 11 a 14 anos, no qual tive a oportunidade de por em prática o que foi planejado durante a disciplina. Todavia, tive como professor colaborador Francisco Erivan Oliveira da Silva.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Augusto de Araújo, foi a primeira escola municipal construída na Zona Urbana, situada à Av. Antonio Frota, 689, criada pelo decreto municipal nº 22 de 08 de abril de 1986, sendo inaugurada em 21 de fevereiro de 1988 pelo então prefeito municipal, Sr. Odilon Vitorino de Siqueira, tendo como primeira diretora a Sra Áurea Accioly Dourado, com a denominação de escola de 1ª grau Professor José Augusto de Araújo em homenagem ao 1º governador constitucional do Estado do Acre.
Entretanto, utilizei uma metodologia envolvente com um intuito de despertar o interesse do educando, formei grupos para e houvesse uma maior interação entre eles na execução das atividades relacionada à arte primitiva, é evidente que alguns alunos tiveram dificuldades, mas com esforço e dedicação conseguiram alcançar um bom resultado.
O meu projeto consistiu em uma pesquisa relacionada à Arte Rupestre, com o intuito de mostrar a expressão artística desenvolvida pelo homem pré-histórico. Desta forma, o educando teve um momento oportuno de apreciar obras daquela época e conseqüentemente reproduzi-las utilizando materiais alternativos encontrados em nosso cotidiano através da técnica colagraf.
Certamente, o caminho percorrido durante esse processo de elaboração dos projetos proporcionou-me ampliar meus conhecimentos e adquirir uma nova visão a cerca do estudo da interdisciplinaridade no ambiente escolar, inclusive estas aprendizagens provocaram reflexões que perpetuaram um horizonte e descoberta diante das efetivas mudanças na ação educativa.
Portanto, a experiência que obtive na realização do projeto interdisciplinar trouxe contribuições que muito enriqueceram minha formação acadêmica, levando em conta as pesquisas realizadas, as trocas de idéias, à interação entre teoria e prática, a construção de conhecimentos inacabados, a valorização á diversidade, a valorização do processo de ensino aprendizagem na sala de aula, elaborar este trabalho culminou em revelar as experiências vividas no decorrer da disciplina que contribuíram para minha vida pessoal, profissional e como futuro arte-educador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário