domingo, 17 de junho de 2012

Relato da experiência de execução do meu projeto.

Aos dias 11 e 12 do ano em curso ás 17h, realizei meu projeto interdisciplinar entre as disciplinas artes e história intitulado “Representação da Arte Rupestre”, na Escola de Ensino Fundamental José Augusto de Araújo numa turma do 6º ano “C” com alunos de faixa etária de 11 a 14 anos, no qual tive a oportunidade de por em prática o que foi planejado durante a disciplina.

O meu trabalho consistiu em uma pesquisa relacionada à Arte Rupestre, com o intuito de mostrar a expressão artística desenvolvida pelo homem pré-histórico. Desta forma, o educando teve um momento oportuno de apreciar obras daquela época e conseqüentemente reproduzi-las utilizando materiais alternativos encontrados em nosso cotidiano.

Nesta perspectiva utilizei a técnica “Colagraf”, sendo que a mesma é foi bastante interessante e divertida, no qual os alunos produziram as matrizes colocando materiais diversos em uma superfície dura e consequentemente fizeram as impressões das imagens ou estampas.

A aula despertou interesse por parte de toda a turma, no qual cada um deu o melhor de si para a realização da atividade, levando em consideração que não mediram esforços para chegarem ao resultado significativo na realização das obras.

Quanto à metodologia, em uma roda de conversa informal explorei o conhecimento ptévio dos alunos sobre a arte rupestre. Em seguida, distribui várias imagens dessa expressão para a turma observar e alguns alunos conseguiram identificar sobre do que se tratavam as figuras. Entreguei aos mesmos um texto com informações sobre essa ação humana. Realizei uma leitura compartilhada e logo após explorarei o texto. Dividi a turma em 4 grupos formados por 4 alunos para produzir as figuras da relacionada a esta expressão artística. Enfim, a confecção das matrizes, impressão das obras e a distribuição do panfleto.

No entanto, para a realização da atividade utilizarei os seguintes materiais como recursos didáticos: maquina fotográfica, tinta guache, tesoura, cola branca, barbante, papelão, imagens impressas, textos e uma ficha de auto-avaliação sobre as aulas realizadas.

Vale ressaltar, que parte da turma teve um pouco de dificuldade ao desenvolver a técnica colagraf, porém, com meu auxilio foi possível produzir obras bastante interessantes e criativas. Acredito que consegui alcançar meus objetivos em gerais.

Portanto, esse projeto foi realizado com intuito de chamar a atenção do educando a respeito da arte rupestre utilizando a técnica colagraf, acredito que consegui corresponder minhas expectativas transmitindo para os educandos conhecimento dessa manifestação artística que contribui de forma significativa para meu aprendizado como futuro arte educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário