quinta-feira, 31 de maio de 2012

Versão final do projeto.



1.  Apresentação

Este trabalho consiste em uma pesquisa relacionada à temática representação da arte rupestre com o intuito de mostrar a expressão artística desenvolvida pelo homem pré-histórico. Desta forma, o expectador terá a oportunidade de apreciar obras daquela época e conseqüentemente produzi-las utilizando materiais alternativos encontrados em nosso cotidiano.
Nesta perspectiva utilizarei a técnica “Colagraf” sendo que a mesma é bastante desenvolvida pelos artistas da atualidade e por ser uma forma de produzir arte muito interessante e divertida, sendo que se faz através de colagem de objetos para mostrar algo ao público.
A arte rupestre capacitou o homem a compreender os fatos, a superá-los e transformá-los, tornando-os mais humanos. Sua função não estar apenas nos fatos de levar o homem a conhecer e tentar descobrir o meio em que estava inserido, mas também por seu caráter mágico que lhe é inerente levando o ser humano acima do mundo animal.
É sabido que desde os tempos mais remotos o homem já manifestava seus sentimentos através dos materiais simples de sua própria vivência, pois com suas representações simbólicas e através de seu contado com a natureza é que podemos ter um conhecimento a respeito dessa manifestação.
Vale ressaltar que é uma das expressões artísticas mais antigas de nossa historia no qual são representadas através dos desenhos que realizavam nas paredes das cavernas.
Nas figuras são mostrados   animais, pessoas, esculturas em madeiras, ossos, pedras e também em cena do cotidiano como danças rituais e caças etc. Desta forma, para fazer as imagens usavam sangue de animais, fragmentos de rochas, argila e tantos outros.

2. Motivação
            No decorrer da disciplina tive que aproximar a arte com outra disciplina da grade curricular, assim sendo, acabei optando em trabalhar com a história no qual abordarei a arte rupestre.  Todavia, esta forma de fazer arte sempre me chamou a atenção pela sua naturalidade. Desta forma, ao desenvolver o projeto a respeito desse tema estarei demonstrando os valores e costumes do homem primitivo.
Acredito que a arte rupestre tem uma grande relevância para as discussões a cerca dos conceitos de identidade do povo primitivo, sendo que faz parte de do contexto histórico, econômico, político e social de nossa sociedade. No entanto, no Brasil temos uma representação bastante significativa desta manifestação artística, encontramos vestígios em vários lugares de nosso país sobre tudo nos sítios arqueológicos. 
É sabido que a arte é bastante desvalorizada em nosso país, desenvolvi esse tema tendo em vista a necessidade de mostrar aos alunos a importância de trabalhar essa manifestação em sala de aula de forma diferenciada e criativa, nas obras são apresentados elementos importantes como os valores agregados, costumes e crenças no qual o apreciador poderá fazer uma reflexão a respeito dessa expressão artística tão significativa para a integração da sociedade.

3. Objetivo geral:
Ø   Mostrar ao público o conceito de arte rupestre e a importância de preservar esse patrimônio histórico cultural. 
Objetivo específico
Ø  Demonstrar para o público a arte da pré-história através das obras.
Ø  Produção de matrizes com materiais diversos.

4. Público alvo:
Vou desenvolver este trabalho com alunos do ensino fundamental de 5º ao 9º ano, pretendo mostrar para o público alvo que podemos realizar atividades utilizando materiais alternativos para despertar a  curiosidade do educando . Esta abordagem teórica e prática servirão como suporte necessário para que possamos através da técnica colagraf incrementar a aula com recursos que desperte a atenção do educando.

5. Metodologia:
   Em uma roda de conversa informal questionarei o nível de conhecimentos dos alunos sobre a arte rupestre. Listarei o que eles sabem e o que gostariam de saber. Em seguida farei uma leitura compartilhada da lista de informações adquirida na sala de aula. Entregarei aos alunos um texto sobre os elementos contidos na arte rupestre. Pedirei que leiam silenciosamente e em seguida faremos uma leitura coletiva e logo após explorarei o texto. Dividirei a turma em 6 grupos formados por 4 alunos para produzir as figuras da relacionada a esta expressão artística. Confecção das matrizes usando materiais diversos e apresentação das obras realizadas para a turma.
6. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados
Como sabemos a falta de recursos e de materiais didáticos só faz crescer o desinteresse e a desvalorização do educando pela disciplina de Arte. Entretanto, utilizarei a gravura- técnica colagraf, para a produção das obras. Para a realização da atividade utilizarei os seguintes materiais como recursos didáticos: maquina fotográfica, tinta guache ou a base de água, tesoura, cola branca, barbante, papelão, casca de cebola e alho, retalhos de pano e tantos outros.
7. Referências de conceitos, artistas, projetos, obras ou fragmentos ligados ao que você pretende dizer e à maneira como pretende fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário